A fé ou a lei

A Bíblia Online > Novo Testamento > Epístolas > Gálatas > A fé ou a lei [Gálatas 3:1 - Gálatas 3:14]

ó insensatos gálatas! quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi representado Jesus Cristo como crucificado?

Só isto quero saber de vós: Foi por obras da lei que recebestes o Espírito, ou pelo ouvir com ?

Sois vós tão insensatos? tendo começado pelo Espírito, é pela carne que agora acabareis?

Será que padecestes tantas coisas em vão? Se é que isso foi em vão.

Aquele pois que vos dá o Espírito, e que opera milagres entre vós, acaso o faz pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé?

Assim como Abraão creu a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão.

Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações.

De modo que os que são da fé são abençoados com o crente Abraão.

Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé;

ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá.

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito.


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A lei e a promessa

A Bíblia Online > Novo Testamento > Epístolas > Gálatas > A lei e a promessa [Gálatas 3:15 - Gálatas 3:23]

Irmãos, como homem falo. Um testamento, embora de homem, uma vez confirmado, ninguém o anula, nem lhe acrescenta coisa alguma.

Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo.

E digo isto: Ao testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não invalida, de forma a tornar inoperante a promessa.

Pois se da lei provém a herança, já não provém mais da promessa; mas Deus, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraão.

Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador.

Ora, o mediador não o é de um só, mas Deus é um só.

É a lei, então, contra as promessas de Deus? De modo nenhum; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.

Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem.

Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar.


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Os filhos de Deus

A Bíblia Online > Novo Testamento > Epístolas > Gálatas > Os filhos de Deus [Gálatas 3:24 - Gálatas 4:7]

De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fôssemos justificados.

Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.

Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.

Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

Ora, digo que por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo;

mas está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai.

Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos ã servidão debaixo dos rudimentos do mundo;

mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,

para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus.


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A preocupação de Paulo pelos gálatas

A Bíblia Online > Novo Testamento > Epístolas > Gálatas > A preocupação de Paulo pelos gálatas [Gálatas 4:8 - Gálatas 4:20]

Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses;

agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?

Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.

Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós.

Irmãos, rogo-vos que vos torneis como eu, porque também eu me tornei como vós. Nenhum mal me fizestes;

e vós sabeis que por causa de uma enfermidade da carne vos anunciei o evangelho a primeira vez,

e aquilo que na minha carne era para vós uma tentação, não o desprezastes nem o repelistes, antes me recebestes como a um anjo de Deus, mesmo como a Cristo Jesus.

Onde está, pois, aquela vossa satisfação? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os vossos olhos, e mos teríeis dado.

Tornei-me acaso vosso inimigo, porque vos disse a verdade?

Eles vos procuram zelosamente não com bons motivos, mas querem vos excluir, para que zelosamente os procureis a eles.

No que é bom, é bom serdes sempre procurados, e não só quando estou presente convosco.

Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;

eu bem quisera estar presente convosco agora, e mudar o tom da minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito.


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Agar e Sara

A Bíblia Online > Novo Testamento > Epístolas > Gálatas > Agar e Sara [Gálatas 4:21 - Gálatas 4:31]

Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?

Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.

Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.

O que se entende por alegoria: pois essas mulheres são dois pactos; um do monte Sinai, que dá ã luz filhos para a servidão, e que é Agar.

Ora, esta Agar é o monte Sinai na Arábia e corresponde ã Jerusalém atual, pois é escrava com seus filhos.

Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é nossa mãe.

Pois está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás ã luz; esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque mais são os filhos da desolada do que os da que tem marido.

Ora vós, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque.

Mas, como naquele tempo o que nasceu segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora.

Que diz, porém, a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.

Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.