A fidelidade de Deus

A Bíblia Online > Novo Testamento > Epístolas > Romanos > A fidelidade de Deus [Romanos 3:1 - Romanos 3:8]

Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão?

Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus.

Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?

De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.

E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.)

De modo nenhum; do contrário, como julgará Deus o mundo?

Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador?

E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? – como alguns caluniosamente afirmam que dizemos; a condenação dos quais é justa.


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Todos pecaram

A Bíblia Online > Novo Testamento > Epístolas > Romanos > Todos pecaram [Romanos 3:9 - Romanos 3:20]

Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;

como está escrito: Não há justo, nem sequer um.

Não há quem entenda; não há quem busque a Deus.

Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.

A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios;

a sua boca está cheia de maldição e amargura.

Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.

Nos seus caminhos há destruição e miséria;

e não conheceram o caminho da paz.

Não há temor de Deus diante dos seus olhos.

Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus;

porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.


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A justificação pela fé

A Bíblia Online > Novo Testamento > Epístolas > Romanos > A justificação pela fé [Romanos 3:21 - Romanos 3:31]

Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas;

isto é, a justiça de Deus pela em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;

para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.

Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.

concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,

se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão.

Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei.


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Abraão foi justificado pela fé

A Bíblia Online > Novo Testamento > Epístolas > Romanos > Abraão foi justificado pela fé [Romanos 4:1 - Romanos 4:25]

Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?

Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.

Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida;

porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua lhe é contada como justiça;

assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo:

Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.

Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.

Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça.

Como, pois, lhe foi imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na incircuncisão.

E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada,

bem como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da circuncisão, mas também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, antes de ser circuncidado.

Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou ã sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé.

Pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é anulada.

Porque a lei opera a ira; mas onde não há lei também não há transgressão.

Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente ã que é da lei, mas também ã que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós.

(como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem.

O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência;

e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara;

contudo, ã vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus,

e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer.

Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça.

Ora, não é só por causa dele que está escrito que lhe foi imputado;

mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;

o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação.


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Paz e alegria

A Bíblia Online > Novo Testamento > Epístolas > Romanos > Paz e alegria [Romanos 5:1 - Romanos 5:11]

Justificados, pois, pela , tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.

E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança,

e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;

e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios.

Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer.

Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.

Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação.


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