Salmo de David.Para o director do coro. – Salmos 40-1

A Bíblia Online > Antigo Testamento > Livros Poéticos e Sapienciais > Salmos > Salmo de David.Para o director do coro. – Salmos 40-1 [Salmos 40:1 - Salmos 40:17]

Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.

Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor.

Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos.

Muitas são, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e os teus pensamentos para conosco; ninguém há que se possa comparar a ti; eu quisera anunciá-los, e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar.

Sacrifício e oferta não desejas; abriste-me os ouvidos; holocauto e oferta de expiação pelo pecado não reclamaste.

Então disse eu: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito a meu respeito:

Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.

Tenho proclamado boas-novas de justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios;

Não ocultei dentro do meu coração a tua justiça; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.

Não detenhas para comigo, Senhor a tua compaixão; a tua benignidade e a tua fidelidade sempre me guardem.

Pois males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me têm alcançado, de modo que não posso ver; são mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça, pelo que desfalece o meu coração.

Digna-te, Senhor, livra-me; Senhor, apressa-te em meu auxílio.

Sejam ã uma envergonhados e confundidos os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me desejam o mal.

Desolados sejam em razão da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!

Regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam. Digam continuamente os que amam a tua salvação: Engrandecido seja o Senhor.

Eu, na verdade, sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu.

Salmo de David.Para o director do coro. – Salmos 41-1

A Bíblia Online > Antigo Testamento > Livros Poéticos e Sapienciais > Salmos > Salmo de David.Para o director do coro. – Salmos 41-1 [Salmos 41:1 - Salmos 41:13]

Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal.

O Senhor o guardará, e o conservará em vida; será abençoado na terra; tu, Senhor não o entregarás ã vontade dos seus inimigos.

O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu lhe amaciarás a cama na sua doença.

Disse eu da minha parte: Senhor, compadece-te de mim, sara a minha alma, pois pequei contra ti.

Os meus inimigos falam mal de mim, dizendo: Quando morrerá ele, e perecerá o seu nome?

E, se algum deles vem ver-me, diz falsidades; no seu coração amontoa a maldade; e quando ele sai, é disso que fala.

Todos os que me odeiam cochicham entre si contra mim; contra mim maquinam o mal, dizendo:

Alguma coisa ruim se lhe apega; e agora que está deitado, não se levantará mais.

Até o meu próprio amigo íntimo em quem eu tanto confiava, e que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.

Mas tu, Senhor, compadece-te de mim e levanta-me, para que eu lhes retribua.

Por isso conheço eu que te deleitas em mim, por não triunfar de mim o meu inimigo

Quanto a mim, tu me sustentas na minha integridade, e me colocas diante da tua face para sempre.

Bendito seja o Senhor Deus de Israel de eternidade a eternidade. Amém e amém.

Cântico dos descendentes de Coré.Para o director do coro. – Salmos 42-1

A Bíblia Online > Antigo Testamento > Livros Poéticos e Sapienciais > Salmos > Cântico dos descendentes de Coré.Para o director do coro. – Salmos 42-1 [Salmos 42:1 - Salmos 43:5]

Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus!

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus?

As minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, porquanto se me diz constantemente: Onde está o teu Deus?

Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multidão, guiando-a em procissão ã casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava.

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.

Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida; porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar.

Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.

Contudo, de dia o Senhor ordena a sua bondade, e de noite a sua canção está comigo, uma oração ao Deus da minha vida.

A Deus, a minha rocha, digo: Por que te esqueceste de mim? por que ando em pranto por causa da opressão do inimigo?

Como com ferida mortal nos meus ossos me afrontam os meus adversários, dizendo-me continuamente: Onde está o teu Deus?

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.

Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra uma nação ímpia; livra-me do homem fraudulento e iníquo.

Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitaste? por que ando em pranto por causa da opressão do inimigo?

Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem; levem-me elas ao teu santo monte, e ã tua habitação.

Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria; e ao som da harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.

Por que estás abatida, ó minha alma? e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.

Cântico dos descendentes de Coré.Para o director do coro. – Salmos 44-1

A Bíblia Online > Antigo Testamento > Livros Poéticos e Sapienciais > Salmos > Cântico dos descendentes de Coré.Para o director do coro. – Salmos 44-1 [Salmos 44:1 - Salmos 44:26]

Ó Deus, nós ouvimos com os nossos ouvidos, nossos pais nos têm contado os feitos que realizaste em seus dias, nos tempos da antigüidade.

Tu expeliste as nações com a tua mão, mas a eles plantaste; afligiste os povos, mas a eles estendes-te largamente.

Pois não foi pela sua espada que conquistaram a terra, nem foi o seu braço que os salvou, mas a tua destra e o teu braço, e a luz do teu rosto, porquanto te agradaste deles.

Tu és o meu Rei, ó Deus; ordena livramento para Jacó.

Por ti derrubamos os nossos adversários; pelo teu nome pisamos os que se levantam contra nós.

Pois não confio no meu arco, nem a minha espada me pode salvar.

Mas tu nos salvaste dos nossos adversários, e confundiste os que nos odeiam.

Em Deus é que nos temos gloriado o dia todo, e sempre louvaremos o teu nome.

Mas agora nos rejeitaste e nos humilhaste, e não sais com os nossos exércitos.

Fizeste-nos voltar as costas ao inimigo e aqueles que nos odeiam nos despojam ã vontade.

Entregaste-nos como ovelhas para alimento, e nos espalhaste entre as nações.

Vendeste por nada o teu povo, e não lucraste com o seu preço.

Puseste-nos por opróbrio aos nossos vizinhos, por escárnio e zombaria Puseste-nos por provérbio entre as nações, por ludíbrio entre os povos.

A minha ignomínia está sempre diante de mim, e a vergonha do meu rosto me cobre,

Tudo isto nos sobreveio; todavia não nos esquecemos de ti, nem nos houvemos falsamente contra o teu pacto.

O nosso coração não voltou atrás, nem os nossos passos se desviaram das tuas veredas,

para nos teres esmagado onde habitam os chacais, e nos teres coberto de trevas profundas.

Se nos tivéssemos esquecido do nome do nosso Deus, e estendido as nossas mãos para um deus estranho,

porventura Deus não haveria de esquadrinhar isso? pois ele conhece os segredos do coração.

Mas por amor de ti somos entregues ã morte o dia todo; somos considerados como ovelhas para o matadouro.

Desperta! por que dormes, Senhor? Acorda! não nos rejeites para sempre.

Por que escondes o teu rosto, e te esqueces da nossa tribulação e da nossa angústia?

Pois a nossa alma está abatida até o pó; o nosso corpo pegado ao chão.

Levanta-te em nosso auxílio, e resgata-nos por tua benignidade.

Cântico dos descendentes de Coré.Segundo a melodia Os lírios.Cântico de amor. Para o director do coro.

A Bíblia Online > Antigo Testamento > Livros Poéticos e Sapienciais > Salmos > Cântico dos descendentes de Coré.Segundo a melodia Os lírios.Cântico de amor. Para o director do coro. [Salmos 45:1 - Salmos 45:17]

O meu coração trasborda de boas palavras; dirijo os meus versos ao rei; a minha língua é qual pena de um hábil escriba.

Tu és o mais formoso dos filhos dos homens; a graça se derramou nos teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.

Cinge a tua espada ã coxa, ó valente, na tua glória e majestade.

E em tua majestade cavalga vitoriosamente pela causa da verdade, da mansidão e da justiça, e a tua destra te ensina coisas terríveis.

As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei; os povos caem debaixo de ti.

O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.

Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.

Todas as tuas vestes cheiram a mirra a aloés e a cássia; dos palácios de marfim os instrumentos de cordas e te alegram.

Filhas de reis estão entre as tuas ilustres donzelas; ã tua mão direita está a rainha, ornada de ouro de Ofir.

Ouve, filha, e olha, e inclina teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa de teu pai.

Então o rei se afeiçoará ã tua formosura. Ele é teu senhor, presta-lhe, pois, homenagem.

A filha de Tiro estará ali com presentes; os ricos do povo suplicarão o teu favor.

A filha do rei está esplendente lá dentro do palácio; as suas vestes são entretecidas de ouro.

Em vestidos de cores brilhantes será conduzida ao rei; as virgens, suas companheiras que a seguem, serão trazidas ã tua presença.

Com alegria e regozijo serão trazidas; elas entrarão no palácio do rei.

Em lugar de teus pais estarão teus filhos; tu os farás príncipes sobre toda a terra.

Farei lembrado o teu nome de geração em geração; pelo que os povos te louvarão eternamente.